top of page

FÉRIAS NO BRASIL (RECUERDA POR QUÉ EMPEZASTE)

Atualizado: 15 de set.

Eu prometi pra muita gente que voltaria a escrever. Nunca pensei que o gatilho seria logo numa quarta-feira (que sempre foi meu dia de cronicar), e por causa do desenho de um gato usando chapéu e pulseiras, apontando para os dizeres “RECUERDA POR QUÉ EMPEZASTE (lembre se porquê começou).



@esegonza.r
@esegonza.r

Essa frase me deu um nó no estômago. Eu me lembro muito bem. Tinha acabado de empezar (começar) uma nova vida na Colômbia, e resolvi passar umas férias no Brasil. Do nada: fronteiras fechadas, corações partidos, máscaras que escondiam as muitas faces de horror e os poucos sorrisos também. Muitas lágrimas, muitas pessoas indo embora pra sempre, muito vazio...


Mas eu fiquei, e prometi para mim mesma que dali a 5 anos eu não seria mais aquela pessoa. A pessoa que tinha medo de tudo e de todos. Até de si mesma. Tirei muitas fotos, disse adeus à Salvador (cidade em que eu estava morando) e fui encarar os meus demônios.


Fui encarar meu corpo, minha mente, minha família, meu passado e tudo o que eu via como ruim e que fazia eu ser quem eu era, na intenção de transformar e ressignificar todas aquelas coisas em algo bom, que me fizeram ser hoje a mulher que eu me tornei.


O que estava nas minhas mãos eu tratei de cuidar, consegui um emprego, me matriculei numa faculdade e perdi peso. Desatei alguns laços, apertei outros; e mesmo com a perda do meu gato e algumas decisões erradas no caminho, eu consegui montar um apartamento, me formei e fiz uma viagem internacional sozinha.


O único medo que me restaria era o medo de começar de novo. empezar(começar). E quando voltei da minha viagem, caiu a ficha. E agora, Maria? É, de fato chegou a hora de empezar(começar) de novo.


E olha que engraçado há 5 anos, eu cheguei para passar férias aqui no Brasil, e agora tô prestes a partir de novo, quer dizer... talvez tenham sido umas férias sim, só que umas férias beeeem longas.

E você? Se lembra por que começou?

 

@esegonza.r
@esegonza.r

Comentários


bottom of page